Sustentabilidade na construção Civil: Benefícios ambientais e econômicos - Lamb Construções e Engenharia

Sustentabilidade na construção Civil: Benefícios ambientais e econômicos

A Construção Sustentável é um conceito novo da Engenharia Civil que pode ser aplicado em projetos de diferentes tipos de estrutura, indo desde casas populares a construção de fábricas.

Na construção sustentável, os engenheiros civis e arquitetos adotam um conjunto de práticas antes, durante e após a execução da construção com o intuito de preservar o meio ambiente e economizar os recursos naturais.

O conceito de construção sustentável é baseado em 5 ideias básicas:

Projetos Inteligentes

Projetos de engenharia inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e da natureza, como por exemplo, a iluminação solar natural para economizar a utilização de lâmpadas nas instalações do prédio.

Materiais Ecológicos

O uso de materiais ecológicos é outro fator importante da construção sustentável, como por exemplo, madeira de reflorestamento, plástico e concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são diferentes opções de materiais que podem ser utilizados pela Engenharia Civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.

Redução da Poluição

Uma obra de engenharia civil sempre gera poluição. Porém, esta poluição pode ser reduzida através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também por meio do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis).

Outra forma interessante de reduzir a poluição é selecionar as sobras da construção (tijolos quebrados, pedaços de concreto, madeira, etc.) e, o que puder ser reaproveitado deve ser encaminhado para o setor de reciclagem.

Eficiência Energética

Além de construir obras de maneira ecológica, a construção sustentável também investe em casas e prédios que possam ser mantidos de forma econômica.

Uma das maneiras de tornar um edifício mais sustentável e econômico é por meio da eficiência energética. Isso pode ser alcançado com o uso de lâmpadas e de eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água.

Aproveitamento da Água

A água também pode ser aproveitada segundo os conceitos da construção sustentável. A água das chuvas, por exemplo, pode ser estocada em reservatórios para ser usada em tarefas como regar plantas, limpeza de pisos e de banheiros. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos mais resistentes e de modelos mais eficientes.

Embora, à primeira impressão, os procedimentos da construção sustentáveis representem ser mais elevados, muitos deles são utilizados, justamente, para reduzir o valor final de uma obra. Isso porque, como esses materiais reciclados de construção são produzidos a partir de materiais que seriam jogados fora, o custo é inferior ao dos materiais novos.

Enfim, além das vantagens ecológicos temos os lucros financeiros.

Você conhece alguma construção sustentável?

Fonte: Guia da Carreira