Otimização de processos na construção para alcançar metas - Lamb Construções e Engenharia

Otimização de processos na construção para alcançar metas

Durante o processo de construção civil podem acontecer alguns contratempos como, por exemplo, intempéries climáticas, acidentes de trabalho ou até baixa produtividade. Mesmo que tenha sido previsto possíveis intercorrências durante o planejamento da obra, nem sempre é possível diagnosticar com antecedência todos esses problemas, que podem ocasionar dificuldades e atrasos.
Quais as melhores práticas para otimização de processos e como aplicá-las a fim de minimizar essas dificuldades e alcançar as metas estipuladas? Confira o nosso artigo!

Utilize os softwares a favor da empresa

Nos últimos anos, grandes avanços tecnológicos foram desenvolvidos a fim de aprimorar a área de construção civil, e os softwares e aplicativos têm sido grandes aliados para a criação de planilhas e relatórios ainda mais precisos e dinâmicos, podendo sintetizar as informações essências do dia a dia. Hoje, por meio dos dispositivos móveis como smartphones ou tablets é possível acessar dados e atualizá-los “em tempo real”, diretamente da obra, sem precisar ir até o escritório diminuindo erros comuns em gerenciamento e consecutivamente os custos.

Conheça alguns recursos

Atualmente existem inúmeros aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado e entre essas estão:
Jobsite Unite – Contribui para uma maior interação entre profissionais e as equipes que estão no canteiro de obras, como uma espécie de rede social, para divulgação de informações relevantes ao processo de trabalho.
Boch Toolbox – Pode ajudar nas atividades realizadas no cotidiano das obras com maior precisão, pois possui ferramentas como calculadora de medidas, gerenciador de projetos, entre outros recursos.
GanttProject – Com características semelhantes ao MS Project, dispõe de cronogramas que apontam o período de cada etapa, fazendo com que elas se iniciem em tempo hábil de modo hierárquico.
Além de serem bastante eficientes são alternativas ecologicamente corretas, pois contribuem para a redução de impressão de papéis para planilhas e relatórios de modo constante. O ideal antes de investir em um software ou aplicativo, é conhecer as necessidades da empresa, pois constantemente novos recursos e atualizações chegam ao mercado, por isso é importante pesquisar e encontrar o que melhor se adequa a empresa.

Procure treinar a mão de obra

Os recursos digitais são essenciais para o bom desenvolvimento de uma obra, mas não são tudo. Outra parte vital para alcançar as metas é o bom desempenho da mão de obra. O recurso humano, como também é conhecido, é o que fará com que todo o processo saia do planejamento e seja feito.
Encontrar profissionais que realizem a obra do modo como deve ser feito, é um grande desafio, por isso uma alternativa pode ser treina-los seguindo os parâmetros exigidos pela a empresa. Cursos, workshops e palestras podem ser uma maneira eficaz de capacitação e adequação para otimização de processos com o objetivo de alcançar as metas.

Fique atento à gestão de projetos

Como vimos, o bom desenvolvimento dos processos em construção civil se dão por meio de alguns fatores como a utilização de softwares corretos, uma mão de obra treinada para exercer as funções, entre outros. Mas para haver uma otimização efetiva de todo o processo é preciso que a gestão também seja realizada com eficiência. O gerenciamento da obra é parte importante pois ajuda a conduzir o planejamento estipulado ou criar novas alternativas caso seja necessário. Por isso é de fundamental importância manter uma gestão de projetos eficaz.
Como anda a otimização de processos em sua empresa? Deixe seus comentários e opiniões conosco sobre o assunto!