Novas Obras Industriais - Lamb atenderá JTI Brasil em ampliação de unidade industrial - Lamb Construções e Engenharia

Novas Obras Industriais – Lamb atenderá JTI Brasil em ampliação de unidade industrial

 A Japan Tobacco International, (JTI) atua no setor de  tabaco, e  comprou o britânico Gallaher Group em janeiro de 2007. Desde então, a empresa controla 10,5% do mercado mundial.

 

Atualmente, a ampla infraestrutura nacional é composta por uma planta de processamento de tabaco e uma fábrica de cigarros no Rio Grande do Sul, unidades de compra de tabaco, um centro de pesquisa aplicada, 13 centros de distribuição e escritórios espalhados em 12 Estados do país e no Distrito Federal.

Ao todo, a JCI Brasil emprega mais de 2 mil brasileiros e mantém parceria comercial com mais 11 mil produtores agrícolas, oferecendo apoio e assistência técnica para a produção responsável de tabaco de alta qualidade e gerando importante representatividade econômica para o nosso país. 

novas-obras-industriais-jti-2 

Desafios das Novas Obras Industriais – Ampliação e Retrofit da Unidade Industrial e de Processamento

Os contratos dessas novas obras industriais ocorrerão simultaneamente em duas fábricas, ambas em Santa Cruz do Sul-RS. Uma delas trata-se da unidade de processamento de fumo, e a outra da unidade de fabricação de cigarros. 

Na fábrica de cigarros a Lamb será responsável, em regime de EPC, pelo projeto e execução do novo pavilhão de depósito de insumos (agrotóxicos). Além disso, o contrato também contempla a construção da nova portaria e área de estacionamento de veículos e caminhões, totalizando uma área de implantação de obras de mais de 18.000 m². 

Já na fábrica de processamento de fumos a Lamb ficará responsável pelo retrofit industrial (revitalização de área útil com otimização de consumo e manutenção) do pavilhão 9. Estão contemplados a troca de telhados e a  adequação de instalações elétricas, assim como retrofit e modernização do refeitório existente na unidade.
Nestes contratos, ainda na fase inicial, a Lamb realizou a modelagem em BIM de todo o empreendimento, facilitando ao cliente e demais partes interessadas a validação das soluções propostas. Isso torna  mais ágil e dinâmica a participação de todos na construção de soluções que se adequem às necessidades do cliente.

novas-obras-industriais-jti3

Também, já na fase de planejamento inicial dos empreendimentos, a metodologia do PMBok foi seguida, planejando todo o empreendimento seguindo as boas práticas preconizadas pelo PMI. Nelas, temas como escopo, custos, tempo, comunicação e os demais todos foram seguidos pela equipe envolvida no projeto.

Previsões de Entrega

novas-obras-industriais-jti4
Os contratos na fábrica de cigarros terão um prazo de 7 meses, enquanto o retrofit na unidade de fumos será realizado em apenas 90 dias. Tais prazos impõem um forte desafio de planejamento para equipes da empresa, que trabalharão com empenho total para a entrega um ótimo produto final à JTI Brasil.