Lamb realiza projeto inovador na Braskem

Chaminé que purifica carvão que será usado na fábrica demanda expertise e atuação únicas no Estado.

Um dos recentes e mais importantes investimentos da Braskem no Rio Grande do Sul é realizado em parceria com a Lamb Construções e Engenharia. O projeto de ampliação, no centro da fábrica, em Triunfo/RS, consiste na execução de bases, tanques, piso de concreto, envelopes elétricos, pré-moldados e o desenvolvimento de uma chaminé.

O objetivo é purificar o carvão extraído do solo gaúcho, retirando o enxofre, e permitindo que a empresa não necessite mais importar a matéria prima do exterior. “A nossa expertise na área industrial nos permitiu encarar esse desafio, e construir uma torre em concreto armado com a técnica de “Forma Deslizante”, de aproximadamente 30,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 10 pavimentos) e diâmetro de 9 metros”, explica o Bernardo Lima, Engenheiro e Mestre de Obra da Lamb na Braskem.

O processo de deslizamento foi realizado com sucesso, mas exigiu conhecimento e domínio técnico para que fosse possível respeitar as exigências físicas de forma, tamanho e dimensão da chaminé. “Atualmente, estamos focados na conclusão do bucal, que está previsto para as próximas semanas. Conforme cronograma, a conclusão total do trabalho será em janeiro de 2024”, detalha Bernardo.

Para o Diretor Executivo, Júlio César Bratz Lamb, além da complexidade, o ambiente em que a obra está inserida também exige atenção. “Por se tratar de uma unidade petroquímica em operação, é necessário redobrar o cuidado. E isso reflete o profissionalismo da Lamb, que preconiza as boas práticas de segurança no trabalho e os altos controles de qualidade em todas as nossas entregas”, pondera Júlio.