Lamb lança empreendimentos habitacionais utilizando-se da tecnologia BIM - Lamb Construções e Engenharia

Lamb lança empreendimentos habitacionais utilizando-se da tecnologia BIM

Building Information Modeling (BIM), em português  Modelagem da Informação da Construção – este é o nome da tecnologia que a Lamb Construções está utilizando nos  projetos dos empreendimentos habitacionais Condomínio Moradas e Terra Nova Residencial (em Santa Cruz – RS), e Hera Residencial (em Santa Maria – RS). Esta solução tecnológica estrutura dados inteligentes com base em modelos 3D, envolvendo criação,  gestão e manipulação de um modelo virtual que contempla todas as características físicas e funcionais de construções e de seus lugares.

A grande vantagem em utilizar o BIM, está na melhor previsibilidade e assertividade. Projetos de construção contemplam dezenas, por vezes centenas, de plantas que detalham separadamente projeto estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros. Com o BIM, todos esses dados são reunidos via software e inconsistências, como a passagem de encanamentos em locais impraticáveis, são apontadas na fase de planejamento, evitando retrabalhos na etapa de construção.

Outro grande  diferencial é que todos os profissionais adicionam dados específicos da sua área de atuação a um  modelo único compartilhado. Assim, são evitadas perdas de informações garantindo, dessa forma, dados mais amplos a todos os envolvidos na gestão do projeto. Para Júlio Lamb, CEO da Lamb Construções, essas vantagens refletem seus resultados nas etapas de pré-construção dos  empreendimentos, tornando a empresa ainda mais competitiva e apta a oferecer soluções de Design and Building  aos seus clientes da iniciativa privada, garantindo uma maior agregação de valor ao empreendimento, em um verdadeiro trabalho de engenharia de valor.

“O BIM visualiza e prevê falhas que dificilmente seriam detectadas pelos métodos de revisão tradicionais, o que agiliza muito a etapa de pré-construção e desenvolvimento de projetos, que fica a encargo da construtora nos modelos de contratação Design and Building, uma vez que os problemas são detectados e solucionados logo na sua origem, qual seja, o projeto. Outro ganho com o uso dessa tecnologia está na área da engenharia de valor  que já pensa, desde a concepção do projeto, em soluções com a melhor performance possível para a necessidade do cliente – seja ela a redução de custos, a otimização do espaço, a redução do tempo de execução da obra, entre outros” (Júlio Lamb – Lamb Construções).  

A Lamb é uma das primeiras construtoras do Rio Grande do Sul a utilizar o BIM para a gestão dos seus projetos. Embora esta primeira experiência esteja sendo na área habitacional, a expertise construída pela equipe é válida também para muitos outros tipos de construções de grande porte, como empreendimentos corporativos e comerciais, por exemplo, devido a semelhança dos processos e das estruturas.

Confira algumas imagens do empreendimento.