LAMB CONSTRUÇÕES ATENDE OBRAS DA CMPC – CELULOSE RIOGRANDENSE - Lamb Construções e Engenharia

LAMB CONSTRUÇÕES ATENDE OBRAS DA CMPC – CELULOSE RIOGRANDENSE

A Lamb Construção participou, em 2016, da realização de diversas obras para a CMPC – Celulose Riograndense, nas cidades de Guaíba, Pelotas e Rio Grande, somando mais de 22.000 m² de área construída.

Estes empreendimentos se somam a outros no setor entregues anteriormente, tais como Planta de Dióxido, Depósito de SpareParts, Armazém de celulose e tantos outros que, ao todo, já somam mais de 15 projetos no setor de Celulose, garantindo à Lamb expertise neste importante setor da economia.

Os projetos de 2016 para a Celulose Riograndense abarcaram diversos tipos de obras, sendo as  principais a pavimentação e a construção de portos em Pelotas e em Guaíba, os quais se destinaram ao transporte de toras de madeira. O objetivo principal dessa obra foi contribuir para a redução significativa do transporte rodoviário de madeira, substituindo-o pelo transporte hidroviário, pela Lagoa dos Patos.

A maior parte dos projetos desenvolvidos para a CMPC foram contratados em regime de EPC, de modo que os projetos de engenharia ficam a cargo da Lamb. Quanto aos desafios desses projetos, pôde-se destacar como principais o prazo reduzido e as especificidades do setor de celulose, que geraram a oferta de diversas soluções de engenharia, que permitiram a entrega da obra dentro do prazo acordado e atendendo a todos os requisitos pré-estipulados.

Neste caso, as principais soluções de engenharia utilizada foram:

  • Construção de muros e demais elementos de fechamento e estruturais todos em estruturas pré-moldadas de concreto, garantindo celeridade e segurança ao empreendimento;
  • Execução de sub-base tratada com cimento como solução de pavimentação para as altas cargas que trafegam sobre a pavimentação;
  • Edificações acessórias executadas em light-steel framing, dando agilidade à execução e garantindo um canteiro enxuto e limpo;

Sem dúvidas, a experiência e seriedade com as quais a Lamb conduz a gestão de seus projetos, juntamente com a mobilização adequada  de recursos humanos e materiais, foram os fatores que garantiram o sucesso dessas obras, que consolidaram uma relação firme e de confiança entre a construtora e a  CMPC – Celulose Riograndense.