Portuguese PT English EN Spanish ES

Dicas para otimizar a sua gestão de obras

Com o crescimento da demanda da construção civil nesses últimos anos, aumentaram também as exigências em relação à produtividade. Nesse contexto, para otimizar a gestão de obras, é importante enfatizar a qualidade e a efetividade, bem como diminuir as despesas. Durante a melhoria do projeto, o objetivo fundamental será racionalizar recursos sem desperdícios, seja matéria prima, mão de obra ou gastos com equipamentos.
Como otimizar a gestão de obras, apontando os principais fatores que influenciarão de forma direta a produtividade da sua obra? Confira as dicas abaixo!
Planejamento e Gestão
Antes de iniciar a obra, é preciso planejar cada detalhe, para poder evitar algumas surpresas desagradáveis. Envolver toda a equipe também garante que a experiência de cada um contribua para a melhor gestão do projeto.
Portanto, há de se fazer um orçamento detalhado, com programação e controle financeiro, estabelecendo um plano a seguir, para que o projeto não se perca no processo. É muito importante explicar aos clientes sobre os valores estimados, assim como os gastos que poderão ocorrer. Descrever de forma bem minuciosa a previsão de futuras despesas evitará desconfianças e dará mais credibilidade ao seu trabalho perante os clientes.
MOBILIDADE

Utilize a tecnologia a seu favor. Existem inúmeros recursos tecnológicos que poderão auxiliar no processo da obra.
Usada desde o inicio, a tecnologia impactará de forma positiva na performance do projeto. Os gestores terão facilidade em fazer a conexão do escritório e o canteiro de obras pela internet.
Os dispositivos ligarão todos os pontos do canteiro de obras, possibilitando que as informações sejam centralizadas. Essa prática reduzirá horas de trabalho, além de manter os dados sempre à mão, mesmo que a internet esteja indisponível no momento, pois a maioria dos dispositivos também trabalha off-line.
Equipe
Invista numa equipe qualificada. Uma boa integração com todos os setores pode garantir a potencialização do seu projeto.
Em grandes projetos, é importante que a equipe realize as tarefas de forma sincronizada, organizada e ágil. Também é necessário precisão e economia.
Tudo isso demanda conhecimento, técnica e experiência. Dessa forma, investir em treinamento, com certeza otimizará a gestão de obras.
PROFISSIONAIS

Contar com profissionais experientes e também investir em qualificação, trará sempre melhores resultados ao seu projeto. Depois dessas dicas, será mais fácil iniciar o planejamento e execução de qualquer projeto.
A gestão de sua obra será mais organizada e terá sucesso no resultado final. Com isso, não haverá desperdícios e o cliente verá a eficiência no trabalho executado. O compartilhamento de ideias é sempre uma ótima prática de negócios.

Que tal compartilhar essas dicas com sua equipe de trabalho no Linkedin? Não deixe de comentar aqui o que achou do post!